aaaaa

 
Busca:

 
TCC - Terapia Cognitivo Comportamental -Terapia Breve.
 
 

 
A linha de abordagem principal que utilizamos principalmente por se tratar de um tratamento breve e focado é a TCC ou Terapia Cognitivo Comportamental
.
A terapia cognitiva comportamental entende que a sua percepção da realidade afeta suas emoções
 
A TCC é uma terapia breve baseada no pressuposto de que as emoções e os comportamentos são influenciados pelos pensamentos, visa corrigir as concepções errôneas no sentido de um pensamento e ou sentimento que faz sofrer e não necessariamente condiz com a realidade .
Essa técnica se preocupa com a percepção e a interpretação que a pessoa faz com determinado evento e ou situação e com a forma reação ambigua com o mesmo evento em momentos diferentes por exemplo.
 
A interpretação subjetiva dos eventos pode gerar  sofrimento psíquico . Portanto, caso uma pessoa tenha crenças negativas ou disfuncionais sobre si, sobre os outros ou sobre o mundo, enxergará os eventos sob essa óptica negativa, a qual influenciará seu humor , seus sentimentos,afetos e seu comportamento.
 
Durantes os encontros on-line o terapeuta cognitivo comportamental busca  Juntamente com o cliente várias maneiras de produzir a mudança cognitiva: ou seja, a modificação no modo de pensar e no sistema de crenças do paciente – visando promover alteração emocional e comportamental duradoura.
 
O terapeuta cognitivo comportamental busca repertório de vida para que o cliente sinta-se fortalecido para lidar com determinadas situações e ou mesma, elaborar acontecimentos passados e ou presentes através de um entendimento de mudança desse padrão de pensamento e ou comportamento, com a finalidade sempre de reduzir e ou extinguir o sofrimento gerado por eles expressos no corpo de forma psicossomática e ou em comportamentos negativos desajustados por exemplo.
 
Essa Terapia  TCC tem objetivo de aliviar os sintomas ,sendo um facilitador no  tratamento de distúrbios visando ser rápido, evitando assim  o prolongamento do sofrimento do paciente.ensinando-lhes habilidades para que seja menos propenso a recaídas.
Terapeuta e paciente criam conjuntamente metas e tarefas , orientando-se por elas, além de elaborarem uma lista dos problemas a serem resolvidos. É um trabalho em  parceria é indispensável que o paciente mantenha colaboração e participação ativa durante todo o processo terapêutico para o sucesso dessa abordagem.
 
O TCC tem a função primordial de transformar o paciente em seu terapeuta, por isso se preocupa em ensinar, educar emocionalmente o paciente, instruindo-o levando-o a conhecer  inclusive técnicas práticas do fundamento  do modelo cognitivo TCC.Sendo assim tendo conhecimento das técnicas, conhecimento de seu padrão afetivo e comportamental poderá ele mesmo reconhecer-se a fim de prevenir recaídas em seu comportamento negativo.
 
O processo tem foco no presente, porém não ignorando o passado,pois entende que vivencias passadas, como modelo do adulto oferecido tem fundamental importância em seu comportamento mas entende que seu hoje : o que pensa, sente e como se comporta tem que ser dado mais atenção, o foco  principal visa modificar suas emoções em sua experiências atuais  .
 
 
 
Marisa Lobo psicóloga Clínica


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




 
abrir skype />adicionar contato /> Mande-me um e-mail />